DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Ícones sociais

Loading...

6 consequências negativas da Internet e da era da informação

A Internet está aí com um monte de informação sobre... praticamente tudo! Podemos encontrar textos que vão do entretenimento à ciência. Fotos de monumentos históricos, de seres microscópicos, de galáxias e do fundo do mar, antigamente, eram uma coisa raríssima! Mas não é um "antigamente" tão distante assim. Porém, além das vantagens que isso tudo nos traz, se não tivermos cuidado, podem haver também algumas consequências não muito boas:

1.Banalização da arte e da ciência. As informações não são mais tão raras como eram antes. E isso é ótimo, claro! Há maior acessibilidade. Mas estudos incríveis tornaram-se descartáveis. A arte tornou-se banal. Há algum tempo, quando as pessoas encontravam uma arte bonita, por exemplo, importavam-se mais com aquilo. Como a informação não era tanta, o pouco que tínhamos acabava nos encantando. O mesmo acontecia com artigos científicos, com documentos...


2.Qualidade X Quantidade. Muitas vezes, o aumento da quantidade acompanha a perda da qualidade.  Se temos informações por toda parte, é claro que devemos filtrar cada vez mais o que vemos por aí. Não podemos (nem devemos) simplesmente absorver toda e qualquer informação que encontramos. Infelizmente, nem todos fazem isso.


3.Banalização de registro de momentos importantes. Antes, quando as pessoas presenciavam um momento importante, tiravam fotos que depois eram reveladas e muito bem guardadas (em álbuns ou porta-retratos). Hoje, parece que as coisas se inverteram: as fotos não existem para registrar momentos, e sim, os momentos existem para que as fotos sejam tiradas e postadas nas redes sociais. Hoje, tiram-se selfies o tempo inteiro e as fotos perderam um pouco do significado que tinham. Com a facilidade para tirar fotos, poderíamos ter muitas fotos para ver no futuro; mas sabemos que isso se tornou tão banal que, muitas vezes, acabamos perdendo, abandonando ou até mesmo excluindo nossos “preciosos” registros.


4.Comunicação superficial.  Atualmente, é muito fácil enviar e receber mensagens de alguém. Seja por torpedo, por mensagem de celular, por Whatsapp, por Facebook ou por qualquer outro meio. Uma mensagem pode facilmente ser visualizada e não respondida (ou respondida com pouquíssimas palavras). Tudo está tão instantâneo e acessível que às vezes não damos mais tanta atenção a um recado recebido. Antigamente, se alguém mandasse uma carta, aquilo tinha muita importância! Se alguém te enviava uma carta era porque, provavelmente, se importava mesmo com você, não é mesmo? Hoje, se importando ou não, é simples estabelecer contato. Mensagens de "Feliz Aniversário" eram especiais. Hoje, nem sempre. Com essa facilidade toda, devemos ter cuidado para que a comunicação não se torne tão superficial.


5.As pessoas acham que sabem de tudo. Em frequentes discussões de Facebook e comentários de Youtube, por exemplo, é estranho como as pessoas estão sempre dispostas a fazer críticas sobre tudo, como se fossem especialistas em dezenas de assuntos. Na verdade, os argumentos muitas vezes são “roubados” diretamente da Internet, de sites que, muitas vezes, nem confiáveis são. As pessoas se sentem doutores em tudo, quando, na realidade, acabam tendo conhecimentos tão superficiais que não conseguem se aprofundar nos assuntos. No final das contas, elas acabam não sabendo quase nada.

6.Pouco uso da memória. Às vezes, achamos que, como já que temos a Internet ali, o tempo todo, não precisamos "perder tanto tempo" estudando algo que consideramos importante. Afinal, achamos que sempre teremos o Google para consultar a informação que queremos. Ou o celular, com o número dos amigos. Mas era engraçado como antigamente sabíamos de cor o número do telefone de muitas pessoas. E nos empenhávamos mais para decorar a receita daquela sobremesa. Na verdade, nos tornamos praticamente dependentes do HD do computador, mesmo tendo nosso próprio "HD". Quanto mais usamos nossa memória, mais estimulamos nossos neurônios e nos tornamos mais inteligentes. Então...

author

Postado por:

@monisasegundo

2 comentários

Acho que o maior problema da internet é a banalização total dos gatinhos. Antigamente vc via um gatinho bonito e pegava para cuidar, hoje em dia vc pega esse gatinho e coloca no instagram e tchau para o pequeno gatinho.

Reply

Postar um comentário

CodeNirvana
«Postagem Anterior Próxima Postagem »
© Copyright | Designed By Code Nirvana
Back To Top