DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Ícones sociais

Loading...

O que é o amor? (Aos olhos de uma criança)

        Eu estava no meu estágio - em uma sala de educação infantil. Por acaso, no intervalo da aula, ouvi uma conversa entre duas crianças (ambas de apenas 4 anos - nomes fictícios):
Juliana: Você está desenhando um coração?
Isabela: Estou desenhando o amor.
Juliana: Isso não é o amor. É um coração.
Aquela simples conversa me chamou atenção. O que aquela criança tão pequena teria a dizer sobre o amor? Então me atrevi a perguntar: "Juliana, o que é o amor?"
        No mesmo instante, ela ficou muda, olhando para mim com os olhos meio que arregalados, como se não soubesse o que dizer (embora soubesse muito bem a resposta).
        Ainda calada, ela levantou da cadeira, foi até onde eu estava e beijou meu braço. Achei bonito aquele gesto e retribuí com um abraço; mas, talvez por ignorância, não compreendi que aquela tinha sido a resposta para o que eu havia perguntado.
Tornei a perguntar: 
        - O que você acha que é o amor?
        A criança logo viu que eu não havia entendido. Mas ela já devia estar acostumada, pois, às vezes, os adultos demoram mesmo a entender. Pacientemente, ela tentou "responder" de novo, e me deu parte do lanche que ela estava comendo. Alegremente, eu agradeci.
        Mesmo surpreendendo-me com tamanha sabedoria vinda de alguém com tão pouca idade, eu começava a desconfiar que aqueles gestos eram, de fato, uma resposta à minha pergunta. Eu sabia que havia feito uma pergunta abstrata demais para a criança, mas desconfiei que nenhuma resposta em palavras poderia responder melhor sobre o amor.
     Para Juliana, a resposta já estava clara. Para ela, palavras realmente não pareciam ser o melhor jeito de representar o amor. Mas aquela criança, com pouquíssimos anos de vida, teve a sensibilidade de perceber que eu ainda precisava de uma resposta (mesmo que, para ela, aquilo tudo fosse tão óbvio).
        Ela explicou novamente, dessa vez com palavras (talvez ela soubesse que os adultos sempre tentam transformar - ou reduzir - tudo em palavras):
         - Amor é quando a pessoa tá com fome e você divide a comida. Também é quando a pessoa não tem onde sentar e você senta na pontinha e divide a cadeira. Entendeu?
         - Entendi. Muito obrigada! - Respondi, como se ela estivesse me ensinando algo (e estava, na verdade).
        Aquela foi uma resposta aparentemente simples, mas com um significado enorme. E é exatamente assim que é o amor! Naquele dia, eu aprendi uma coisa importante: por mais que tentemos descrever o amor, seu real significado sempre estará nas verdadeiras e simples atitudes. O amor é algo que não precisamos descrever; apenas praticar e sentir. 

author

Postado por:

@monisasegundo

2 comentários

Adorei o post :~~ Queria saber o que aconteceu com o desenho

Reply

Muito Lindo. Adoro esse Blog

Reply

Postar um comentário

CodeNirvana
«Postagem Anterior Próxima Postagem »
© Copyright | Designed By Code Nirvana
Back To Top